Faculdade de Medicina de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
 
 
  AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA - QUALI AB
Sobre o questionário
Principal | Sobre | Cronograma | Adesão dos Municípios | Adesão das Unidades | Questionário | Contato
IMPRESSÃO DO QUESTIONÁRIO
Apresentação

Avançar na qualidade da Atenção Básica é atualmente um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde. A descentralização, por meio da municipalização, e a implantação da Estratégia de Saúde da Família permitiram avanços na universalidade e equidade das ações realizadas, especialmente no âmbito da Atenção Básica. A manutenção e o crescimento das conquistas realizadas exigem, entre outras medidas, a instauração de mecanismos de promoção da qualidade dos serviços.

Mas qual qualidade e como avaliá-la?

A abordagem proposta pela equipe QualiAB toma a organização do trabalho como foco central de avaliação dos serviços de atenção básica, propondo indicadores de qualidade que apontem quais as ações realizadas, como são operadas e o quanto se aproximam do padrão desejável, segundo as diretrizes postas para a Atenção Básica pelo Sistema Único de Saúde.

O QualiAB é uma proposta de avaliação que oferece aos gestores e equipes da Atenção Básica um instrumento para o monitoramento e avaliação dos processos realizados no dia a dia dos serviços. Procura somar com as políticas de avaliação e monitoramento que vem sendo implementadas no Sistema Único de Saúde, representando um recurso adicional para o incremento da qualidade. A adesão é voluntária e não está vinculada a nenhum tipo de incentivo material.

Tem por finalidade favorecer o debate sobre os processos de trabalho instituídos em cada local de modo a permitir tanto a identificação de qualidades como de obstáculos a serem superados, assim como, uma reflexão crítica sobre os padrões de qualidade propostos de modo a aprimorá-los.
Esperamos que o questionário QualiAB contribua com o debate sobre a qualidade dos serviços e forneça elementos para discutirmos o modelo assistencial que temos efetivado assim como para construirmos aquele que desejamos.

NOSSOS PRESSUPOSTOS

A Atenção Básica (AB) ou Atenção Primária à Saúde (APS) vem passando por mudanças que a revestem de importância estratégica para o adequado cumprimento dos compromissos do Sistema Único de Saúde (SUS) com a promoção, prevenção e assistência à saúde de toda população brasileira.
Além da necessária valorização profissional e ampliação dos investimentos financeiros na Atenção Básica faz-se necessário investir na construção de espaços de discussão e reflexão crítica sobre o trabalho que permitam a constituição de equipes capazes de responder às necessidades de saúde hoje colocadas, assim como, de recria-las num outro patamar, integrando-se a outras práticas sociais que buscam contribuir com a constituição de uma sociedade mais harmônica e com sujeitos mais felizes, porque mais conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos.

Essa imensa ambição, nos coloca diante do desafio de traduzir em ações concretas e operações cotidianas diretrizes nucleares como as de integralidade, universalidade e equidade, o que requer, além de conhecimento, criatividade e dedicação, a utilização de diferentes instrumentos, sempre renováveis, de lidar com a realidade e de refletir sobre as ações que desenvolvemos no trabalho.

O instrumento de avaliação de serviços de Atenção Básica “QualiAB”, que apresentamos a seguir, vem sendo construído e revisado nessa perspectiva, propondo indicadores da organização do trabalho baseados em critérios de qualidade definidos a partir das diretrizes do SUS e da Política Nacional de Atenção Básica, enquanto normas que definem horizontes éticos na perspectiva apresentada.

Equipe / Coordenação
Elen Rose Lodeiro Castanheira - Médica, Professora Doutora, Faculdade de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Pesquisadores
Maria Ines Battistella Nemes - Médica, Professora Adjunta, Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, USP
Adriano Dias - Fonoaudiólogo, Professor Doutor, Faculdade de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves - Médica, Professora Doutora, Instituto de Saúde Coletiva, UFMA
Regina Melchior - Enfermeira, Professora Adjunta, Instituto de Saúde Coletiva, UEL
Ruth Terezinha Kehrig - Administradora, Professora Doutora, Instituto de Saúde Coletiva, UFMT
Wania Maria do Espírito Santo Carvalho - Assistente Social, Doutora da Faculdade de Medicina, USP
Valdemar Pereira de Pinho - Médico Sanitarista, Professor Doutor, Faculdade de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Carolina Siqueira Mendonça – Psicóloga, Mestranda da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Josiane Fernandes Lozigia Carrapato - Assistente Social, Doutoranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Luceime Olivia Nunes – Administradora, Mestranda da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP e Assistente de Pesquisa
Marta Campagnoni Andrade - Médica Sanitarista, Doutoranda da Faculdade de Medicina, USP.
Nádia Placideli – Gerontóloga, Doutoranda da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Patrícia Rodrigues Sanine - Fonoaudióloga, Doutoranda da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Thais Fernanda Tortorelli Zarili - Fisioterapeuta, Doutoranda da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Dagolberto Calazans Araujo Pereira - Engenheiro Sanitarista, Pós-Doutorando Universidade Federal do Maranhão UFMA
Dinair Ferreira Machado – Assistente Social, Pós doutoranda da Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Mariana Arantes Nasser - Médica Sanitarista, Doutora pela Faculdade de Medicina, USP
Karina Rubia Nunes - Nutricionista - Doutora pela Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Sabrina Sinabucro Kanesiro Bizelli - Psicóloga - Doutora pela Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
José Fernando Casquel Monti - Médico - Doutor pela Faculdade de Medicina de Medicina de Botucatu FMB/UNESP
Produção Científica

Artigos
LIVROS
TRABALHOS APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS
Teses e Dissertações
INICIAÇÕES CIENTÍFICAS

Artigos

CASTANHEIRA, ELEN ROSE LODEIRO ; NEMES, MARIA INES BATTISTELLA ; ZARILI, THAIS FERNANDA TORTORELLI ; SANINE, PATRICIA RODRIGUES ; CORRENTE, JOSÉ EDUARDO . Avaliação de serviços de Atenção Básica em municípios de pequeno e médio porte no estado de São Paulo: resultados da primeira aplicação do instrumento QualiAB. Saude em Debate, v. 38, p. 679-691, 2014.

CASTANHEIRA, E.RL.; NEMES, M.I.B.; ALMEIDA, M.A.S; PUTTINI, R.F.; SOARES, I.D.; PATRÍCIO, K.P; NASSER, M.A.; MACHADO, D.F.; CALDAS JR, A.L.; VASCONCELOS, R.d'A.; PISSATO, S.B.; CARRAPATO, J.F.L.; BIZELLI, S.S.K. QualiAB: desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de atenção básica. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 20, p. 935-947, 2011.

LIVROS

CASTANHEIRA, E. R. L. ; SANINE, P. R. ; ZARILI, T. F. T. ; NEMES, M. I. B. . Desafios para a Avaliação na Atenção Básica no Brasil: a diversidade de instrumentos contribui para a instituição de uma cultura avaliativa?. In: Marco Akerman; Juarez Pereira Furtado. (Org.). Práticas de avaliação em saúde no Brasil: diálogos. 1ed.Porto Alegre RS: Rede Unida, 2015, v. , p. 189-232.

BIZELLI, S.K.; CASTANHEIRA, E.RL.. Saúde na roça: expressões da qualidade das práticas de atenção primária. 1. ed. São Paulo: Cultura Academica, 2011. v. 1.

TRABALHOS APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS

2015

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.R.L. Avaliação da Atenção à Saúde do Adolescente em serviços de Atenção Primária à Saúde de cinco Regiões de Saúde do estado de São Paulo. VI Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. São Paulo, SP

ZARILI, T.F.T.; CASTANHEIRA, E.R.L.; NUNES, L.O.; MENDONCA, C.S. A Qualidade da Atenção Primária em 91 Municípios do Estado de São Paulo (Brasil) entre 2007 e 2010: análise comparativa. 4º Congresso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria. Montevideo, Uruguay

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.R.L. Sífilis Congênita: avaliação em serviços de Atenção Primária à Saúde do estado de São Paulo, Brasil. II Congreso de Epidemiología y Salud Pública. Santiago de Compostela, Espanha

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.R.L. Quality of Child Health Care in Primary Care Services – Brazil. II Congreso de Epidemiología y Salud Pública. Santiago de Compostela, Espanha

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.R.L.; NUNES, L.O. Avaliação da atenção à saúde da criança em serviços de Atenção Primária à Saúde de cinco regiões de saúde do estado de São Paulo. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Goiânia, GO.

NUNES, L.O.; CASTANHEIRA, E.L.R.; SANINE, P.R.; DIAS, A. Perfil dos gerentes da Atenção Primária em municípios de cinco regiões de saúde do estado de São Paulo. 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Goiânia, GO.

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.R.L. Avaliação da organização da atenção à saúde do adolescente em serviços de Atenção Primária de 5 Regiões de Saúde do estado de São Paulo. 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Carlos, SP.

SANINE, P.R; DOMINGUES, F.S.; GAYOSO, M.V.; SPAGNUOLLO, R. S.; CARVALHO, E.M.F.B.; CASTANHEIRA, E.R.L. Caracterização do Sistema de Saúde de Cabo Verde/África: organização da Atenção Primária e a ótica dos gestores. 8º Congresso de extensão universitário da UNESP, Botucatu, SP.

2014

ZARILI, T.F.T.; CASTANHEIRA, E.R.L.; DIAS, A. Desempenho de Indicadores de Qualidade em serviços de Atenção Primária à Saúde de 2 Departamentos Regionais de Saúde entre 2007 e 2010 do Estado de São Paulo, Brasil. XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM. Universidad de Playa Ancha, Valparaíso

ZARILI, T.F.T.; CASTANHEIRA, E.R.L. Atualização e Validação do Questionário QualiAB para Aplicação em Nível Nacional - Brasil. XXII Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM. Universidad de Playa Ancha, Valparaíso

CASTANHEIRA, E.RL.; ANDRADE, M.C.; ZARILI, T.F.T; SANINE, P.R.; CARRAPATO, J.F.L.; NEMES, M.I.B.. Evaluation of Primary Care Services in São Paulo State, Brazil. World Congress of Epidemiology, Anchorage, Alaska, USA

SANINE, P.R.; PINHO, V. P.; CASTANHEIRA, E.RL.. Child Health Care Organization: Assessment of Primary Care Services in the State of São Paulo, Brazil. World Congress of Epidemiology, Anchorage, Alaska, USA

ZARILI, T. F. T.; CASTANHEIRA, E.RL.; DIAS, A.; ROCHA, S.A.; NUNES L.O.; NEMES, M.I.B. Changes in Quality Indicators relating to Organization of Primary Care Services between 2007 and 2010 in São Paulo State, Brazil. World Congress of Epidemiology. Anchorage, Alaska, USA

DOMINGUES, F.S.; GAYOSO, M.V.; SANINE, P.R; SPAGNUOLLO, R. S.; CASTANHEIRA, E.R.L.; SEMEDO, D.S.R.C.; RODRIGUES, H.J.B.T.; SEMEDO, J.M.V.; MENDES, M.S.L. Avaliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde no município de Botucatu/SP. 1ª Mostra de Atenção Básica de Botucatu, Botucatu, SP

SANINE, P.R.; DOMINGUES, F.S.; GAYOSO, M.V.; CASTANHEIRA, E.R.L.; SPAGNUOLLO, R.S.; RODRIGUES, H.J.B.T.; SEMEDO, D. S. R.C. Organização dos serviços de saúde da família no município de Botucatu. 5º Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. Ribeirão Preto: Revista Medicina (Ribeirão Preto), v. 47. p. 99-100

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.RL.; SPAGNUOLO, R.S.; DOMINGUES, F.S.; GAYOSO, M. V. Atenção Primária à Saúde: uma experiência em cabo Verde. 23º Congresso Médico Acadêmico – CMAB, Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB|UNESP, Botucatu, SP

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.R.L. Atenção à Saúde da Criança em unidades de saúde da família do estado de São Paulo. 5º Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. Ribeirão Preto: Revista Medicina (Ribeirão Preto), v. 47. p. 25

SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.RL.; PINHO, V. P. Avaliação de Estrutura e Processo em serviços de APS do estado de São Paulo, utilizando a sífilis congênita como marcador. 23º Congresso Médico Acadêmico de Botucatu – CMAB, Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB|UNESP, Botucatu, SP
CARRAPATO, J.F.L.; CASTANHEIRA, E.RL.; VASCONCELOS, R.D'a.; Sanine, P.R. Avaliação da qualidade da Atenção Básica no município de Bauru/SP: desafios para um processo de mudança. 23º Congresso Médico Acadêmico de Botucatu – CMAB, Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB|UNESP, Botucatu, SP

SANINE, P.R.; PINHO, V. P.; CASTANHEIRA, E.RL.. Atenção á Saúde da criança no Estado de São Paulo. Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em saúde, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Hospital das Clínicas – FMSUP, São Paulo, SP.
SANINE, P.R.; CASTANHEIRA, E.RL.; PINHO, V. P. Avaliação da Atenção à Saúde da Criança em Unidades Básicas de Saúde no estado de São Paulo. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Vitória, ES.

SANINE, P.R.; PINHO, V. P.; CASTANHEIRA, E. R. L. Saúde da Criança: a presença do Pediatra nos serviços de Atenção Primária à Saúde do estado de São Paulo. IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Vitória, ES.

CARRAPATO, J.F.L.; CASTANHEIRA, E.RL.. Qualidade e organização do processo de trabalho na atenção primária: percepções e significados atribuídos pelos profissionais de saúde. VI Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, Facultad Nacional de Salud Pública, Medellín, Colômbia.

2013

NASSER, M. A.; Nemes, M.I.B.; ASHWORTH, M. Avaliação da atenção primária em saúde: uma análise comparativa de indicadores de qualidade utilizados no Reino Unido e no Brasil. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

NASSER, M. A.; ASHWORTH, M.; Nemes, M.I.B. A comparison of quality indicators used in the UK and in Brazil to assess sexual and reproductive health in primary care a brief report of the attachment. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

NASSER, M. A. PRIMARY CARE IN BRAZIL S PUBLIC HEALTH SYSTEM. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2012

SANINE, P.R.; DALBEN, I. ; PINHO, V. P. Atenção à saúde da criança: avaliação de estrutura e processos nas unidades básicas de saúde dos municípios do colegiado de gestão regional do Vale do Jurumirin, utilizando dados do QualiAB. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre, RS.
NEMES, M.I.B.; SANTOS, M.A.; BASSO, C.R.; CARACIOLO, J.M.M.; VALE, F.C.; NASSER, M.; MELCHIOR, R.; ALVES, M.T.S.S.B.; CARVALHO, W.M.E.S.; CASTANHEIRA, E.RL.. Avaliar e aprimorar os serviços do SUS: aplicabilidade de instrumentos de avaliação dos serviços de aids (QualiAids) e de Atenção Básica (QualiAB). 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, Porto Alegre, RS.

SANINE, P.R.; PINHO, V. P.; DALBEN, I. Atenção à saúde da criança: avaliação de estrutura e processos nas unidades básicas de saúde dos municípios do colegiado de gestão regional do Vale do Jurumirin, utilizando dados do QualiAB.

XX Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo, Curitiba, PR.

2008

CASTANHEIRA, E.RL. ; NEMES, M.I.B.; PUTTINI, R.F.; SOARES, I.D.; ALMEIDA, M.A.S.; PATRÍCIO, K.P.; MACHADO, D.F.; NUNES, L. O. Avaliação da qualidade da Atenção Primária: desenvolvimento e aplicação do questionário QUALIAB. XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Porto Alegre, RS

NUNES, L.O.; Almeida. M.A.S.; CASTANHEIRA, E.RL.; SOARES, I.D. ; CALDAS JR. A.L. ; PUTTINI, R.F. ; PATRICIO, K.P.; MACHADO, D.F.; NEMES, M.I.B.. A utlilização de questionário impresso e on-line em pesquisa. 5º Congresso Iteano de Iniciação Científica, Botucatu, SP.

2007

CASTANHEIRA, E.RL.; SOARES, I.D.; ALMEIDA, M.A.S.; PUTTINI, R.F.; PATRICIO, K. P. ; MACHADO, D.F.; CALDAS JR, A.L.; NEMES, M.I.B. Avaliação da qualidade da atenção básica em 37 municípios do centro-oeste paulista. X Congresso Paulista de Saúde Pública, 2007, São Pedro, SP.
CASTANHEIRA, E.RL.; CALDAS JR, A.L.; MACHADO, D.F.; SOARES, I.D.; PATRICIO, K.P.; ALMEIDA, M.A.S.; NEMES, M.I.B.; PUTTINI, R.F. Avaliação da qualidade da atenção básica: construção e validação de um instrumento estruturado. XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde, Salvador, BA.

2006

CASTANHEIRA, E.RL.; ALMEIDA, M.A.S.; SOARES, I.D.; PUTTINI, R.F.; NEMES, M.I.B.; MACHADO, D.F.. Avaliação da Gestão Básica em Municípios do Estado de São Paulo. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
CASTANHEIRA, E.RL.; DALBEN, I.; ALMEIDA, M.A.S.; PUTTINI, R.F.; PATRÍCIO, K.P.; MACHADO, D.F.; CALDAS JR, A.L.; NEMES, M.I.B.. Avaliação da qualidade da atenção básica em 37 municípios do centro-oeste paulista: características da organização da assistência. Saúde e Sociedade (USP. Impresso), v. 18, p. 84-88, 2009.

Teses e Dissertações

TESES CONCLUÍDAS

Valéria Mastrange Pugin. Apoio Técnico e cooperação estado-municípios para a qualificação da Atenção Básica: A experiência do programa Articuladores da Atenção Básica no Estado de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador).

José Fernando Casquel Monti. Estudo de instrumento e processo de avaliação de serviços pré-hospitalares e redes de urgência e emergência no território do Departamento Regional de Saúde de Bauru. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador).

Mariana Arantes Nasser. Avaliação da implementação de ações em saúde sexual e reprodutiva desenvolvidas em serviços de Atenção Primária à Saúde no Estado de São Paulo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Orientador: Maria Ines Battistella Nemes).

Stella Bianca Gonçalves Brasil Pissatto. Avaliação da qualidade da atenção básica nos municípios do Departamento Regional de Saúde Sorocaba. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira)

TESES EM ANDAMENTO

Thais Fernanda Tortorelli Zarili. Avaliação das Redes de Atenção à Saúde a Partir da Organização dos Serviços de Atenção Primária no Estado de São Paulo. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira).

Nádia Placideli. Avaliação da qualidade da atenção ao envelhecimento e à saúde da pessoa idosa em serviços de atenção primária á Saúde. Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira).

Patricia Rodrigues Sanine. Avaliação da Atenção à Saúde da Criança em Unidades Básicas de Saúde em quatro estados brasileiros. Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira).
Josiane Fernandes Lozigia Carrapato. Avaliação da qualidade das ações relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas nos serviços de Atenção Primária. Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. (orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira)

Marta Campagnoni Andrade. Avaliação da atenção básica no Estado de São Paulo. Início: 2013. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (Orientador: Maria Ines Battistella Nemes).

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS

Thais Fernanda Tortorelli Zarili. Avaliação de serviços de Atenção Básica: atualização e validação do instrumento QualiAB. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira) - Bolsa FAPESP: 2013/055017-9

Patricia Rodrigues Sanine. Avaliação da Atenção à Saúde da Criança em Unidades Básicas de Saúde no Estado de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira)

Josiane Fernandes Lozigia Carrapato. Qualidade e organização do processo de trabalho na Atenção Básica: percepções e significados atribuídos pelos profissionais de saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira)

Roseli D´Avila Vasconcelos. Avaliação da qualidade da atenção básica no município de Bauru: desafios para um processo de mudança. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina Botucatu - Unesp. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira)
Sabrina Sinabucro Kanesiro Bizelli. A saúde na roça: estudo hermenêutico de um serviço da saúde da família. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina Botucatu - Unesp. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira)

DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO

Luceime Olivia Nunes. Gerência e qualidade da Atenção à Saúde na Rede Básica do DRS VI. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira) - Bolsa FAPESP: 2013/055017-9

Carolina Siqueira Mendonça. Avaliação da organização das estratégias de enfrentamento às violências nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira) - Bolsa FAPESP: 2013/055017-9

INICIAÇÕES CIENTÍFICAS

Trabalho de Iniciação Científica

Luceime Olivia Nunes. A utilização de questionário impresso e on-line em pesquisa. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Instituição Toledo de Ensino. (Orientador: Elen Rose Lodeiro Castanheira).